TURISMO

 

Aquário de Ubatuba inaugura primeiro tanque de águas vivas do Brasil

 

 

Sempre com a filosofia de inovar, o Aquário de Ubatuba acabou de inaugurar o primeiro tanque de águas vivas do Brasil.

A novidade programada para as férias de Julho foi inaugurada nesta semana.

Para tanto, a equipe coordenada pelo Oceanógrafo Hugo Gallo, projetou um tanque semelhante ao utilizado pela equipe do Aquário de Monterey na Califórnia, o primeiro no mundo a expor estes fascinantes animais.

 

Dentre outros detalhes, o sistema foi projetado para manter uma temperatura baixa de 15o a 18o C, bem como uma circulação especial que mantém os animais flutuando. 

As águas-vivas fazem parte do plâncton, grupo de organismos marinhos que vivem na coluna de água acompanhando as correntes.

 

 

Temidas pelos banhistas e mergulhadores, as águas vivas possuem células urticantes com um veneno que pode causar queimaduras alérgicas. As mesmas se utilizam deste veneno para se alimentarem de outros organismos do próprio plâncton ou até peixes.

 

Segundo o oceanógrafo, “a perspectiva de poder dar a nossos visitantes a oportunidade única de admirar estes fascinantes animais, nos motivou a fazer deste investimento tecnológico, uma de nossas novidades para este ano. O trabalho incluiu o projeto e execução do tanque, a coleta dos animais e a criação de seu alimento.”

 

Dentre outras atrações , o Aquário de Ubatuba, tem um tanque oceânico com tubarões e raias, um pinguinário e o primeiro tanque de contato do Brasil aonde o visitante pode tocar e aprender acerca da biologia de animais marinhos inofensivos como raias, lagostas e estrelas do mar.


Nestas férias de Julho, o Aquário abre todos os dias, das 10:00 as 23:00.

Fica na Rua Guarany, 859 no bairro do Itaguá em Ubatuba-SP.

Fone 12 38341382

Preço: Inteira R$ 15,00

Meia (crianças 6 a 10, estudantes, idosos acima de 60) R$ 7,50

Crianças até 5 anos não pagam ingresso


FONTE :

www.ubatuba.com.br



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

TRILHA DO PICO DO CORCOVADO

 
 

Pedra saliente no alto da Serra do Mar no município de Ubatuba, de onde se tem vista panorâmica de grande parte do litoral norte paulista e do lado oposto  as incontáveis colinas que compõem o vale do Paraíba.


     Logo no começo da caminhada observa-se o imponente pico a ser superado. Com forte inclinação começa o trecho de subida que leva de 6 a 7 horas até o alto do pico de 1160m de altitude. A volta pelo mesmo caminho costuma levar duas horas a menos. Se voltar pelo lado de Natividade, no alto da Serra, o tempo gasto é de 4 horas de caminhada por um trecho relativamente plano, com média de 750 m de altitude.

 

O ideal é passar a noite no alto do pico, pois a vista noturna das cidades litorâneas é muito bonita, além das estrelas a serem observadas.

 

Recomendações:
Alimentação: Miojo, 1 enlatado tipo atum, frutas secas, suco em pó, barras energéticas, doces, bolachas, leite e café em pó e lanches reforçados. 
Vestuário: Para a subida, botas confortáveis, calça comprida leve e macia, camiseta, boné e mochila para carga.


Acessórios / Equipamentos: Repelente, protetor solar, óculos de sol, máquina fotográfica, mochila, barraca, saco de dormir, fogareiro, cantil, 1 muda de roupa seca, 1 capa de chuva, 1 agasalho, toalha, lanterna.


FONTE : www.ubatuba.com.br


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 
 
 

NÚCLEO PICINGUABA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR

 

Criado em 1977, o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) é o maior parque paulista, com 315.390 ha, destinados à preservação, à educação ambiental, à valorização da cultura local e à pesquisa científica.

No Município de Ubatuba, o Parque Estadual da Serra do Mar abrange uma área de aproximadamente 47.500 ha, administrada à partir de um Núcleo operacional localizado no distrito de Picinguaba, fronteira com o Estado do Rio de Janeiro. Em seus arredores são encontrados praticamente todos os ecossistemas representativos da mata atlântica, desde manguezais e vegetação de planície litorânea com altíssimos índices de biodiversidade, até pequenas ocorrências de campos de altitude nos seus pontos culminantes, como a Pedra do Espelho (1670m) e os picos do Corcovado (1150m) e Cuscuzeiro (1275m) em Ubatuba. 
É o único trecho do PESM que atinge o nível do mar, protegendo assim os ecossistemas costeiros, cinco praias e também duas vilas (Cambury e Picinguaba) cujos moradores ainda mantém aspectos de sua cultura tradicional, constituindo alguns dos últimos redutos caiçaras do litoral norte. E ainda, trata-se de um ponto ambientalmente estratégico por unir o PESM com o Parque Nacional da Serra da Bocaina através de uma sobreposição das duas unidades, integrando ambas a um conjunto formado ainda pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e Reserva Ecológica da Joatinga, já no município de Paraty/RJ.

É um pouco dessa diversidade ambiental e cultural que você vai conhecer. Navegue conosco e desfrute um pouco de uma das mais belas regiões do País, conheça o trabalho que o Instituto Florestal realiza na gestão do Parque, escolha as melhores opções de programas e agende sua visita conosco

FONTE :  www.ubatuba.com.br